
A região Sul do Brasil é composta por três estados:
O barreado é o prato caboclo típico do litoral, preparado com carne bovina, toucinho e temperos. A iguaria é colocada em uma panela de barro, que é enterrada e sobre a qual se acende uma fogueira. O prato é assim lentamente cozido por 12 horas, até que a carne se desfaça.

Santa Catarina:
Menor e menos populoso estado da região, Santa Catarina aprecia enseadas e muitas ilhas no litoral e planaltos a leste e a oeste, com mata de araucárias e campos. De clima subtropical, o estado tem as quatro estações bem marcadas ao longo do ano, com verões quentes e invernos rigorosos no planalto.
Santa Catarina tem grande influência de imigrantes alemães no Vale do Itajaí, no nordeste, norte do estado e serra, italianos no sul e açorianos em Florianópolis e em boa parte da faixa litorânea do estado. Na culinária são tradicionais o pirão de peixe no sul e a marrecada no norte. Na capital, o destaque é a seqüência de camarão, uma série de vários pratos preparados com o crustáceo. O estado, aliás, mantém uma posição de liderança na maricultura, com grande produção e exportação de camarão e ostras em cativeiro.
Rio Grande do Sul:

No maior e mais populoso estado da região fica um pontos extremos do País, o Arroio Chuí. O clima do Rio Grande do Sul é temperado, e o relevo apresenta planícies litorâneas, planaltos a oeste e nordeste e depressões no centro. A vegetação é variada: campos (os pampas gaúchos), mata de araucárias e restingas.
O principais colonizadores foram os italianos, que se fixaram principalmente na região serrana, no nordeste do estado, os alemães, que ocuparam a região do vale do rio dos Sinos, ao norte de Porto Alegre e os portugueses, entre eles os açorianos, permaneceram no litoral.
Além da influência européia, o gaúcho cultiva as tradições dos pampas, na fronteira com o Uruguai e a Argentina.
Entre essas tradições destacam-se o chimarrão, o churrasco e o uso de trajes típicos, compostos de bombacha (calças folgadas, de origem turca, presas ao tornozelo), poncho e lenço no pescoço.
Fonte: Google earth
Pelos alunos da 6ª série, professora Zoraíde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário